Escrever um livro não é só sentar no computador e digitar o que está pensando. Como deve saber, exige muito mais, e vamos dar aqui algumas dicas valiosas.

  • Leia sobre o assunto sobre o qual quer escrever. É uma comédia e acontece no Egito? Muito bem, então estude tudo o que puder sobre o Egito, história, geografia, costumes, alimentação, clima, religião, enfim, tudo o que diz respeito ao local onde o seu livro vai acontecer. Isso te produz muitas ideias e pode enriquecer uma trama.

Se o tema central é sobre uma dançarina de balé, por exemplo, estude tudo o que puder sobre a dança, os dançarinos famosos, as técnicas, os estilos, os melhores diretores de balé, os grupos de dança da cidade onde acontecerão os fatos, e tudo mais que encontrar. Ainda bem que temos a internet para isso. Mas não dispense uma visita a uma escola de dança, ao teatro mais bacana da cidade, onde se encenam as melhores peças, uma entrevista a uma professora conceituada. E o figurino? E as questões de saúde das bailarinas e bailarinos? E como eles vivem com as viagens constantes, por exemplo? Seu livro será muito interessante e verossímil.

  • Anote. Tome muitas notas, ande com um bloquinho ou caderno no bolso, ou na bolsa, ou use um aplicativo do celular e anote tudo o que pensar a respeito do seu livro. Sem autocrítica. Já emenda se passeando na praia tiver uma ideia perfeita para uma cena que imaginou, e depois esquecer? Isso acontece muito, acredite. A parte dos cortes e modificações vem depois. Não gosta de escrever a não ser em seu próprio espaço? Sem problemas. Os celulares atuais têm muitos aplicativos que convertem a voz em palavra escrita. Funcionam muito bem, vale a pena experimentar. Você dita, e o aplicativo vai transformando em texto. Depois, tranquilo em seu espaço, você pode copiar para a sua pasta de trabalho do seu livro no computador.
  • Falando em pasta, coloque tudo, anotações, imagens, textos, referencias, ideias, na mesma pasta, à qual deu o nome do seu livro (mesmo que seja um nome temporário). Pode organizar subpastas dentro das massas, isso facilitará muito o seu trabalho.
  • Crie seus personagens. Temos um texto específico sobre a criação de personagens aqui no site, com muitas ideias e dicas para compor os seus personagens.

Leia muito, tudo o que puder, mas com qualidade literária. Evite se contaminar com livros ruins. Leia o quê escritores famosos escreveram sobre o tema que vai escrever. E o que escrever sobre outros temas, ou com personagens parecidos. Enfim, ler é a maior e a mais importante ajuda para o escritor. Mesmo escritores consagrados conservam o hábito de ler muito. Temos um artigo com uma lista de livros maravilhosos para te servir de inspiração. Quando estiver lendo, pergunte-se o quê gostou do livro, e como o escritor conseguiu que você gostasse da leitura. Isso te dará muitas ideias e conceitos valiosos.

Prepare o espaço onde vai escrever o seu livro 

Escrever exige um lugar físico. Claro que cada escritor tem diferentes hábitos. Mas é muito importante ter um lugar onde escrever. Um lugar fixo. Se não tem uma mesa exclusiva para escrever, pois é na mesa da sala de jantar que escreve, procure ao menos ter uma gaveta ou uma caixa onde possa colocar tudo o que se refere ao seu trabalho de escrever. 

Prepare o seu coração para escrever o seu livro.

Permita que seu coração e sua mente se concentre no seu livro, na sua obra. Evite distrações, a não ser que você seja dessas raras pessoas que só podem se concentrar na algazarra da família às seis da tarde, com todos falando ao mesmo tempo, uma tevê ligada e o cachorro solicitando para sair. Se você for assim, parabéns. Mas geralmente as pessoas só conseguem escrever em um lugar privado, livre de interrupções e de barulhos altos, onde pode concentrar os seus pensamentos e pensar como emoções dos seus personagens.

Estas foram algumas dicas para você que está escrevendo, ou planejando escrever o seu livro. Aqui no site vai encontrar muitas outras ideias para te ajudar!