Escolher um livro com o coração, e não pela imposição de marqueteiros.

Quem nunca se viu seduzido pela mesa de “best-sellers” de uma livraria? Tudo nelas é feito para nos levar à compra, e com pressa. E muitas vezes tem ótimos livros, mas sim, são os marqueteiros os que decidem quais livros vão para as mesas de mais vendidos, de oportunidades, de livros com preço reduzido… São ações de marketing que visam a venda justamente desses livros. É impossível chegar às prateleiras ao fundo, sem passar pelas tentações marqueteiras de todo tipo. E afinal, como geralmente nosso dinheiro para novos livros é limitado, acabamos por escolher um livro entre eles, e nem chegamos às prateleiras mais escondidas. Já pensou que ali, naquele canto menos iluminado ou enfeitado, no meio de muitos outros livros, pode estar o livro que seu coração gostaria de ler hoje?

Uma das coisas mais difíceis de aceitar é que não vamos ler em nossa vida todos os livros que gostaríamos. Isso é fato. Então, já que temos um número limitado de livros para ler, por que ler somente os que marqueteiros nos impõem? Sim, eles não são mal-intencionados, mas podemos tomar a batuta da nossa orquestra literária, que tal?

Podemos aprender a encontrar livros que toquem nossa alma. Como encontra-los entre tantas opções? Vejamos algumas ideias:

  • O que te dá prazer? Se você tem um hobby ou passatempo favorito, talvez seu livro de cabeceira possa ser um livro que trate desse assunto. Adora dinossauros? Vá em frente e se esbalde em um belo livro sobre eles. Gosta de aquarelas? Um livro de arte pode ser a melhor opção. Você é um romântico incurável? Rume para a área de romances da livraria, ou procure um novo livro de poesias, sem medo de ser feliz. Volte aos grandes poetas que povoaram a sua juventude. Vinícius de Moraes, Carlos Drummond de Andrade, Fernando Pessoa, Manuel Bandeira, Paul Eluard, Alfonsina Storni, Pablo Neruda, te receberão de braços abertos, mas também um novo poeta que vai te encantar pode estar te esperando na próxima prateleira.
  • Pergunte a um amigo. Um amigo te conhece bem e saberá te recomendar algo que você vai gostar. Não é à toa que um dos presentes preferidos por muitas pessoas é ganhar um bom livro. E é difícil errar quando compramos um livro para presentear um amigo, justamente porque o conhecemos bem. Fica a dica para o próximo aniversário!
  • Gosta de algum autor? Leu Dom Casmurro no colégio e gostou de discutir se Bentinho foi traído ou não por Capitu? Quem sabe seu novo livro pode ser Esaú e Jacó, que não é um dos mais famosos livros de Machado de Assis, mas é uma história muito interessante. E não falamos só de grandes ou reconhecidos autores. Há autores menos conhecidos, ou até autores novos, que podem ter muito para compartilhar conosco. Se já leu um livro de um autor famoso ou não, que gostou muito, uma boa dica é procurar outro livro do mesmo escritor.
  • Você é uma pessoa moderna e gosta da estética japonesa? Que tal um bom livro de haicai? Poesia minimalista pode ser o seu próximo amor literário, por que não? E é uma ótima dica para presentear jovens, eles costumam gostar muito de haicais. Olha só um de Alice Ruiz, que depois de Leminsky, é a mais conhecida escritora de haicais no Brasil:

“procurando a lua

encontro o sol

mas já de partida”

  • Às vezes o hábito faz o monge. Deixe-se seduzir por uma bela capa. Muitas vezes belas capas tem lindas histórias para contar. Vale também ver a contracapa, a orelha, ler as primeiras páginas quando for possível. Se um livro não te seduziu nas primeiras páginas, dificilmente vá fazê-lo depois.
  • Não deixe que a falta de tempo para deambular procurando uma livraria de bairro seja um empecilho. Aproveite a hora do almoço para andar, ou encontrar novas livrarias virtuais; saia do comum e encontrará tesouros inesperados. Deixe-se seduzir por um livro que poucos conhecem, mas que te deixou interessado ou curioso.
  • Participe de grupos ou clubes de leitura. Sim, saraus são raridades, mas se souber de um, participe! No mínimo será uma experiência diferente e enriquecedora, e conhecerá pessoas que leem bons livros. Mas também há grupos virtuais de todo tipo, se procurar, vai encontrar um com o qual se identifique, e onde terá a chance de encontrar livros que seu coração vai gostar, e com quem falar da sua leitura preferida.

Essas dicas te ajudarão a encontrar o próximo livro, e não precisa ser um dos mais vendidos de todos os tempos. Uma última recomendação: Não tenha pressa, passeie tranquilamente pelas prateleiras virtuais ou presenciais da sua livraria preferida. Veja com calma, leia as opiniões de outros leitores, deixe-se levar pela emoção do novo, e nos conte como foi a sua experiência ao escolher seu novo livro ou o livro que escolheu para presentear.



Graciela Botella
Equipe de redação da PoloBlog

Fontes:

https://pt.slideshare.net/bnb_brasilia/tributo-livro-presentation pp 34 – Alice Ruiz

https://medium.com/everylibrary/a-librarians-guide-to-choosing-the-right-book-for-you-e918f3209920