Categorias

Arcadismo

Você está aqui:
<Todos os Tópicos
Sumário

Quando pensamos em romances ou lugares ideais, cenários específicos costumam vir às nossas mentes: um campo aberto cheio de flores, a sombra de uma árvore, um piquenique à beira de um rio… a natureza sempre nos evoca sentimentos de paz e pureza e foi desse fato que veio a literatura arcadista.

O arcadismo ou neoclassicismo surgiu no século XVIII como a principal escola literária europeia. Ficou famoso por retomar a cultura greco-latina de forma bucólica, sempre exaltando a natureza.

“Bucolismo é o termo utilizado para designar uma espécie de poesia pastoral que descreve a qualidade ou o caráter dos costumes rurais, exaltando as belezas da vida campestre e da natureza, característica do arcadismo. A base material do progresso consubstanciava-se nas cidades.”

O século XVIII ficou conhecido como século da filosofia graças ao renascimento cultural e iluminismo, dando início aos conceitos atuais de liberalismo, direitos humanos, cidadania, etc. Com todas as áreas de pesquisa em desenvolvimento e a ascensão intelectual, também se deu origem às Arcádias, que eram sociedades literárias que criavam novos padrões literários baseados nos padrões estéticos dessa nova sociedade.

Para saber mais sobre este estilo literário, veja nosso artigo no Portal.

https://portaldapolo.com.br/arcadismo/

Deixe uma resposta