Categorias

Capa – Características de uma capa profissional

Você está aqui:
<Todos os Tópicos
Sumário

Dizemos sempre que não se deve jugar o livro pela capa, mas o mais comum é que o façamos. Por isso, um bom design de capa é fundamental para atrair a atenção do leitor para a sua obra e convidá-lo a folhear as suas páginas.

Uma boa capa atrai os olhares, seja na loja física, seja em um site ou loja virtual. E inconscientemente, a pessoa que tem um livro em mãos, faz um julgamento inicial pela capa. Ainda que em nível inconsciente, uma capa amadora causa má impressão e uma certa desconfiança.

Por isso, é importante pensar na possibilidade de contratar um designer profissional para a capa do seu livro. É um investimento que vale a pena.

Mas vejamos algumas dicas:

Sua capa tem que dar pistas do que tem no livro, mas não deve contar a história toda. Nas capas também vale o ditado “menos é mais”. Procure sempre imagens inéditas ou que não tenham sido usadas em livros. O buscador do Google tem uma forma de verificar. E jamais infrinja os direitos de autor. Afinal, quer um livro best-seller ou quer escondê-lo porque esqueceu de pedir licença ao autor da imagem da capa do seu livro?

A tipografia deve ser adequada ao estilo da obra. Por exemplo, uma obra ambientada nos anos 30, não deveria ter uma tipografia própria da era do “paz e amor”, anos 60 e 70, quando a estética hipppie dominava.

Procure a harmonia e o contraste entre cores, tamanhos e padrões.  Parecem antagônicos, mas não são.

Não esqueça de cuidar da quarta capa e da lombada. Descuidos nesta área delatam um livro amador.

Curiosidade, um designer de capas profissional é formado em desenho ou ilustração, e geralmente tem vários cursos de especialização, para ser bom na sua área. São anos de estudo e de investimento, por isso é bom valorizar este profissional.

Na Polo temos uma equipe de design especializada em capas e outros elementos artísticos dos livros, que poderá te orientar nesta etapa tão gostosa da publicação de um livro.

Deixe uma resposta