Categorias

Capa dura

Você está aqui:
<Todos os Tópicos
Sumário

Esta é uma encadernação na qual o livro, costurado ou colado, está forrado com uma camada rígida de cartão, chamado papel Paraná. Este é um papelão de alta gramatura e rigidez, e pode variar entre 277 g/m2 a 1.000 g/m2. Tem uma lombada de espinha flexível, que permite que o livro seja aberto com conforto. Nos código do ISBN são identificados pela abreviação Hbk, de Hardbook.

O cartão Paraná não é impresso diretamente. A próxima capa é um papel colado, que é o que vemos, e que recebe a arte do capista: letras, palavras, ilustrações, tudo o que define a estética exterior do livro.

Entre esta capa de papelão e as páginas do livro (que chamamos de miolo) estão as guardas, que unem ambas as partes e são de tecido ou papel resistente, e podem ser de diferentes cores, e até completamente personalizadas.

No Brasil geralmente os livros são impressos em capa normal, mole, pois a encadernação com capa dura é consistentemente mais cara. Já nos Estados Unidos, por exemplo, a edição padrão é a de capa dura.

O livro de capa dura se destaca pela qualidade e representa um luxo, pois pode ser encadernado com outros materiais nobres, como couro, e receber aplicações de dourado ou prateado, relevos, e outras técnicas gráficas.

Deixe uma resposta