Categorias

Créditos

Você está aqui:
<Todos os Tópicos
Sumário

Alguns conceitos básicos de formatação de livros ainda são um pouco difíceis de entender. É aquela velha história: a gente sabe que essas informações precisam estar lá, mas não sabemos o porquê. Essas informações são essenciais para sabermos como preenchê-las corretamente e quando ou não elas são indispensáveis. Segundo a CBL, podemos definir página de créditos como:

“A página de rosto, que contém informações para identificar uma obra, geralmente consta, autor, tradutor, ilustrador, título, ano e editora. A página de crédito fica no verso da página de rosto e reúne todas as informações técnicas de uma obra. Indica todos os profissionais envolvidos para elaboração da obra.”

Assim, a página de créditos não é importante apenas para o autor, que guarda as informações técnicas e a autoria de sua obra, mas também para o leitor e para os profissionais que trabalharam no livro. A partir das informações na página de créditos, podemos saber onde o autor comprou as imagens que fazem parte do miolo e capa, onde o livro foi impresso, quem trabalhou na arte da capa, “design” de diagramação e os profissionais de texto. É sempre importante conhecer bons profissionais e ter acesso aos seus trabalhos e portfólio. Outros autores podem se beneficiar disso, fazendo uma boa avaliação de outros livros e conhecendo todo o processo necessário para uma publicação, assim como os profissionais do livro, que conseguem divulgar seus trabalhos e ganhar espaço nesse mercado tão competitivo no Brasil!

Próxima Ficha Catalográfica

Deixe uma resposta