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Sumário

Como definido pela NBR 6027, entende-se por sumário:

A enumeração das principais divisões, seções e outras partes de um documento, na mesma ordem em que a matéria nele se sucede. Não se deve confundir sumário com:

  1. Índice

– Enumeração detalhada dos assuntos, nomes de pessoas, nomes geográficos, acontecimentos, etc., com a indicação de sua localização no texto (ver NBR 6034);

b)   Índice Sinóptico – O sumário também é chamado dessa forma.

b)   Lista

– Enumeração de elementos selecionados do texto, tais como datas, ilustrações, exemplo, tabelas, etc., na ordem de sua ocorrência.

Assim, podemos entender que o índice contém informações muito mais detalhadas do que o sumário, que indica as páginas em que a referência está contida, já que demonstra não apenas a página, mas a indicação de localização no texto e enumeração detalhada dos assuntos.

Portanto, o sumário é muito indicado para mostrar páginas e capítulos de um livro ou trabalho, enquanto o índice serve para documentos mais detalhados e informações-chave que precisam ser encontradas rapidamente. Vale ressaltar que esses itens das normas da ABNT devem aparecer logo no começo do trabalho, após capa, folha de rosto e agradecimentos.

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